sexta-feira, 2 de junho de 2017

A minha primeira reportagem…



Tenho algumas reportagens que me marcaram, mais em concreto a primeira vez em que o fiz sobre um tema.

Partilho convosco estas:

                - A minha primeira reportagem desportiva foi também a primeira para o Portal AMMA, na prova de Jetski “GP Casino do Estoril” a 5 de Abril de 2009. Foi espontâneo, vi as motas de água e os jetski’s. Rapidamente fui a casa buscar o equipamento e disparei. Uns dias depois, fiz a proposta de colaboração ao director do Portal AMMA, e enviei para publicação estas fotos.

(Clique aqui para abrir o álbum)

                - A minha primeira reportagem religiosa ocorreu na visita do Papa Bento XVI a Portugal. Sendo religioso decidi que devia registar o momento. “Bati a várias portas” a propor o trabalho, mas sem sucesso. Estava a ficar desesperado com esse resultado. No último dia de pedido de acreditações, pelas 21h00 tive o sim do movimento “Eu Acredito” em que fiz a reportagem desde a chegada do Papa Bento XVI à nunciatura apostólica, o desfile dos 11.000 jovens até à Praça do Comércio, e fiquei num local privilegiado para captar os momentos. Um ano depois a organização fez um livro (que simpaticamente me enviaram a cópia em PDF) com testemunho dos jovens com fotos disponibilizadas previamente para eles escolherem a que ilustrava o seu texto. A maioria delas eram da minha reportagem, ou seja o livro entregue pelo movimento “Eu Acredito” no Vaticano ao Santo Padre, teve a maioria das fotos da minha autoria. Esta reportagem para mim foi muito intensa em termos espirituais e de conteúdo.

(Clique aqui para abrir o álbum)

                - A minha primeira reportagem de automobilismo foi para o Portal AMMA no fim-de-semana de 5 e 6 de Setembro de 2009, o “Superleague Fórmula” com as provas paralelas do FEUP1 (Fiat Uno da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e o FEUP2 (Fiat Punto da mesma instituição). Eu nem sequer conhecia o traçado do Circuito do Estoril, nem nada naquela infraestrutura. Tive a sorte de encontrar um colega e amigo, Paulo, fotógrafo já com muitos anos de experiência na casa, que me mostrou os melhores pontos para fazer fotografia e as técnicas a usar em cada um deles. Conheci nesse dia um amigo dele, o Carlos, amigo com quem tenho trabalhado ao longo destes anos e agora colega de equipa.

Clique no dia para abrir o respectivo álbum:
Super League Formula: Dia 5, Dia 6
FEUP 1: Dia 5, Dia 6
FEUP 2: Dia 5, Dia 6


                - A minha primeira reportagem de Vela, decorreu em Agosto de 2011 o “America's Cup World Series 2011” com os catamarãs AC45 em Cascais. Foi a minha estreia na prova rainha da Vela. Fiz amigos que ainda hoje mantenho e encontro nas reportagens de vela. Ao longo dos tempos fui desenvolvendo competências e explorando outras técnicas na Vela, e é das reportagens desportivas que mais prazer me dá fazer a cobertura. Tenho trabalhos da Volvo Ocean Race, RC44, TP52, The Tall Ships Races, Extreme Sailing Series, entre muitas outras e muitas histórias a contar de cada uma delas.

(Clique aqui para abrir o álbum)

                - A minha primeira reportagem cultural, foi no concerto comemorativo dos 650 Anos da Vila de Cascais, o foral que elevou a Vila esta localidade piscatória. O evento foi a 7 de Junho de 2014. Como nota preliminar fiz uns apontamentos da actuação da banda “Nice Groove Batucada” no largo da Câmara Municipal e fui de seguida para a frente Palco para um concerto apresentado por Ricardo Carriço, com a Orquestra de Câmara Oeiras – Cascais dirigida pelo maestro Nikolay Lalov, com a Big Band Cascais, vários coros cascalenses, as backing vocals Patrícias SA e artistas portugueses de renome tais com o Miguel Ângelo, Olavo Bilac, Ana Moura, Fernando Cunha, Heber Marques, João Gil, Mikkel Solnado, Paulo de Carvalho, Pedro Vaz, Tiago Bettencourt e Tozé Brito. Este concerto marcou o início da área cultural do Portal AMMA. No local a equipa de reportagem era composta pelo Miguel Cruz Ferreira e eu.

(Clique aqui para abrir o álbum)

                - A primeira entrevista, foi a Elisabete Jacinto a 19 de Dezembro de 2014, uns dias antes de a piloto portuguesa e sua equipa partirem para o África ECO Race. Foi uma experiência fantástica, pois ambos nos alongamos da conversa que foi muito interessante. O problema foi passar do formato áudio a expressão escrita. Além de demorar muito tempo, a peça de texto com fotos do Miguel Cruz Ferreira tinha no final 32 páginas. Nesse dia aprendi a não me alongar numa entrevista, ser mais directo e objectivo por mais interessante que a conversa possa estar a ser, mas sem nunca interromper o entrevistado nem perder o interesse da conversa. Aprendi a ser mais breve, para que o leitor não perca o interesse da entrevista pelo seu tamanho (clique aqui para aceder).

Parry Spotter

Sem comentários:

Enviar um comentário