segunda-feira, 5 de junho de 2017

O Melhor Sabor de Portugal

A 22 de Maio, no Espaço Time-Out Lisboa no Mercado da Ribeira, a Unilever Food Solutions anunciou os restaurantes vencedores do "Melhor Sabor de Portugal". Esta reportagem deu-me muito prazer fazer, pois a área alimentar, e em particular a restauração tem um sentimento pessoal especial.

Este ano, a iniciativa não se ficou pelo já disputado "Melhor Arroz de Portugal" como nos anos anteriores, como sendo um dos pratos mais típicos das cozinhas portuguesas, mas foi mais longe e premiou também os Restaurantes que fizeram o melhor prato de peixe e o de carne.

Na luta para o prémio de cada categoria, estiveram os cinco restaurantes finalistas da competição. No início, estavam em concurso 1.454 casas de restauração dos mais diversos locais de Portugal. Houve 19.053 votos únicos do público. Neste dia a luta foi renhida para decidir o vencedor de cada categoria. O prestigiado júri é composto por Carlos Madeira, Chef da Unilever Food Solutions, Paulo Pinto, Luís Gaspar, Celso Padeiro, Carlos Gonçalves e António Lourenço, Chefs da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal e das Equipas Nacionais de Competição Culinária.

A grande surpresa foi para o Restaurante “Estrela da Mó”, de São Miguel de Poiares, que foi à final nas categorias Arroz e Carne e conseguiu vencer ambas. A chef estava incrédula quando foram anunciados os seus dois prémios. Já a categoria de Peixe o prémio foi para o Restaurante “Castas e Pratos”, de Peso da Régua, vencedor do "Melhor Arroz de Portugal de 2015".

(Prato Vencedor do Melhor Arroz)

(Prato Vencedor do Melhor Peixe)
(Prato Vencedor da Melhor Carne)
 
Esta iniciativa apoiada por diversas entidades, e conta com o apoio do parceiro Arroz Bom Sucesso para a entrega 100 gramas de arroz por cada voto do público, que será oferecido a instituições de solidariedade social escolhidas pelos 15 finalistas. Nesta edição serão doadas 2 toneladas de arroz, o equivalente a cerca de 30.000 refeições de arroz.

O pratos estavam todos de fazer crescer água na boca e delícia para os visitantes do espaço, enquanto estiveram em exposição. Foram inúmeras as fotos feitas por quem passava pelo local.

Para ver os momentos que preencheram esta Grande Final assim como todos os empratamentos finalistas fique com o álbum de fotos.

Entrega de prémios, e foto final das equipas vencedoras das categorias:

(Recepção do Prémio - Melhor Arroz)

(Recepção do Prémio - Melhor Peixe)

(Recepção do Prémio - Melhor Carne)
(Foto final do Restaurante “Estrela da Mó”, de São Miguel de Poiares)
(Foto final do Restaurante “Castas e Pratos”, de Peso da Régua)

Bom Apetite!

Parry Spotter

Sem comentários:

Enviar um comentário