sexta-feira, 16 de junho de 2017

Parte 3 - Canonização dos Pastorinhos


Foi com bastante alegria de todos que terminou o processo para a canonização de dois Pastorinhos de Fátima, com a cura de um menino de nome Lucas no Brasil.

Estes processos são muito rigorosos, morosos e sigilosos, com consultoria científica, em que nada pode falhar na atribuição de milagre a um feito que a ciência não pode explicar. Ou é milagre ou não é e não conta para o processo, a Igreja é muito cuidadosa e rigorosa com estes processos.

Estes dois Pastorinhos foram beatificados a 13 de Maio de 2000, pelo Papa João Paulo II em Fátima, cerca de um ano após o processo de beatificação estar concluído.

Com estes fragmentos do testemunho que o pai de Lucas deu em Fátima, para nos enquadrarmos no que é realmente inexplicável: 

«[…] No dia 3 de março de 2013, por volta das 20.00 horas, o nosso filho Lucas, que estava brincando com a sua irmãzinha Eduarda, caiu de uma janela, de uma altura de aproximadamente 6.50 metros. Na época, ele tinha 5 anos. Bateu com a cabeça no chão e fez um traumatismo craniano grave, com perda de tecido cerebral no lóbulo frontal esquerdo.

[…] Chegou em coma muito grave. Teve duas paragens cardíacas enquanto era anestesiado para a cirurgia e foi operado de urgência. Os médicos diziam que ele tinha poucas probabilidades de sobreviver.

[…] No dia 7 voltamos a ligar para o Carmelo. Nesse dia, a irmã transmitiu o recado à comunidade. Uma irmã correu para as relíquias dos Beatos Francisco e Jacinta, que estavam junto do Sacrário, e sentiu esse impulso no coração. E disse: “Pastorinhos, salvem esse menino, que é uma criança como vocês”. Conseguiu convencer toda a comunidade do Carmelo a rezar com ela apenas a intercessão dos Pastorinhos.

Assim fizeram. Da mesma forma como todos nós, na família, começamos a rezar aos Pastorinhos e, dois dias depois, no dia 9 de março o Lucas foi desentubado e acordou bem, lúcido, e começou a falar, perguntado pela sua irmãzinha. No dia 11 de março saiu da UTI e dia 15 ele teve alta.

Está completamente bem, sem nenhum sintoma ou sequela. O que o Lucas era antes do acidente ele o é agora: sua inteligência, seu caráter, é tudo igual.

Os médicos, incluindo alguns não crentes, disseram não ter explicação para essa recuperação. […]»

(texto integral na documentação que acompanha a 4ª Parte dos textos de Fátima).

Com este milagre conseguiu-se fechar o longo processo de canonização de Francisco e Jacinta Marto, com o aval do Papa Francisco a 23 de Março de 2017.

Assim sendo com tudo pronto para a cerimónia de canonização, no consistório de 20 de Abril, o Papa Francisco em conjunto com os cardeais decidiram que faria sentido ser feito em Fátima, aquando das cerimónias dos 100 anos das Aparições aos Pastorinhos com a presença do Santo Padre no local.

Assim na manhã do dia 13 de Maio, as relíquias dos Pastorinhos chegaram ao altar trazidos por um casal na procissão com o andor com a imagem de Nª Senhora de Fátima até ao local onde ele fica pousado durante a celebração. Segundo consta o relicário de Francisco tem um osso do Santo, enquanto o de Jacinta contém uma porção de cabelo da agora Santa.

(Procissão para o altar)
(Procissão para o altar)
(Relicários dos Santos Francisco Marto e Jacinta Marto)
O Bispo de Leiria-Fátima D. António Marto, começa a biografia de Francisco e Lúcia Marto, com o pedido da sua canonização, em palavras dirigidas ao Papa Francisco que preside à celebração:

(Pedido de D. António Marto ao Santo Padre para canonizar os Pastorinhos)
(Pedido de D. António Marto ao Santo Padre para canonizar os Pastorinhos)
«Santo Padre,
pede a Santa Mãe Igreja que Vossa Santidade inscreva os Beatos Francisco Marto e Jacinta Marto no Catálogo dos Santos e, como tais, sejam invocados por todos os cristãos.»

Prosseguindo, descreve a breve passagem pela vida destes dois irmãos que tiveram as visões de Nª Senhora enquanto apascentavam os rebanhos da família em conjunto com a sua prima Lúcia (também vidente de Fátima), por nós conhecida como Irmã Lúcia, que partiu a 13 de Fevereiro de 2005.

Após o pedido da canonização ser aceite, houve uma ovação em todo o Santuário, pois temos os Santos não-mártires mais jovens da Igreja.

(Palavras do Papa Francisco após o pedido de canonização)
(Incensar das Relíquias com a Imagem da Nª Senhora de Fátima)




































































(Ovação sentida por todo o recinto do Santuário)
A emoção foi grande no geral, todos esperavam por este momento no dia histórico do marco dos 100 anos da primeira aparição de Nª Senhora.
  
O menino Lucas, aparece com a sua família no momento do ofertório junto do Papa Francisco que o abraça com muita ternura.

(Papa Francisco a abraçar Lucas, acompanhado pelos pais no ofertório)
A partir deste dia, São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto estão elevados aos altares da Igreja como Santos.

Na parte seguinte, um pouco da minha vivência em Fátima por esta ocasião, assim como os documentos para livre consulta.

Parry Spotter

Sem comentários:

Enviar um comentário